terça-feira, 28 de setembro de 2010

Desejo, desespero e solidão

dom, 19/09/10
por Paulo Coelho |
categoria Todas

Cada ser humano vive seu próprio desejo; faz parte do seu tesouro, e, embora seja uma emoção que possa afastar alguém, geralmente traz quem é importante para perto. É uma emoção que nossa alma escolhe, e é tão intensa que pode contagiar tudo e todos a nossa volta.
Escolhemos a verdade com a qual pretendemos viver. Procuramos ser práticos, eficientes, profissionais. Sempre é bom poder escolher o desejo como companheiro. Não por obrigação, nem para atenuar a solidão, mas porque é bom. Sim, é muito bom.
O amor é uma das coisas capazes de mudar totalmente a vida de uma pessoa, de um momento para o outro. Mas existe o outro lado da moeda, a segunda coisa que faz o ser humano tomar um curso totalmente distinto do que havia planejado: chamava-se desespero. Sim, talvez o amor fosse capaz de transformar alguém, mas o desespero, transforma mais rápido.
Podemos tolerar uma semana de sede, duas semanas de fome, muitos anos sem teto – mas não podemos tolerar a solidão. É a pior de todas as torturas, de todos os sofrimentos. Os homens sofrem com este sentimento destruidor – a sensação de que ninguém nesta terra se importa com eles.

38 Comentários para “Desejo, desespero e solidão”

Páginas: [2] 1 »

Em busca de Jesus

seg, 27/09/10
por Paulo Coelho |
categoria Todas

Depois de uma longa noitada, o bêbado está voltando para casa quando se esbarra em um pastor que se prepara para batizar um grupo de evangélicos à beira do rio.
Sentindo o cheiro de álcool, e querendo dar um exemplo a seus fiéis, o pastor o segura pelos ombros:
- Gostaria de encontrar Jesus?
- Sim, claro. Gostaria de encontrar qualquer pessoa para discutir sobre a vida, e beber mais um gole.
O pastor não se dá por vencido. Pede aos fiéis que dêem as mãos, todos entram no rio, mergulha o bêbado, retira-o da água, e grita:
- Irmão, encontrou Jesus?
- Não, não encontrei.
O pastor pede a todos que cantem Aleluia, e o mergulha mais uma vez.
- Agora, irmão, encontrou Jesus?
- Ainda não encontrei – responde o bêbado.
Desta vez o grupo inteiro começa a fazer um longo exorcismo, e no final o bêbado é mergulhado pela terceira vez no rio. Triunfante, o pastor o retira da água, clama aos céus que as bênçãos desçam sobre todos, e virando-se para o homem, afirma com toda convicção:
- Tenho certeza que desta vez encontrou Jesus!
- Sinto muito, mas não consegui encontrar. O senhor tem certeza que ele se afogou aqui mesmo?

84 Comentários para “Em busca de Jesus”

Páginas: [5] 4 3 2 1 »
84
Jociely Priscila Schmidt:

Ministério Público pede cassação de candidatura de Collor em Alagoas

Jornal de propriedade do candidato é acusado de fraudar pesquisa.
Advogado afirma que só vai se pronunciar após veículo ser intimado.

Débora Santos Do G1, em Brasília
A Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE-AL), órgão ligado ao Ministério Público Federal,  pediu nesta terça-feira (28) a abertura de uma investigação judicial contra o candidato do PTB ao governo do estado, Fernando Collor de Mello.
Ele e seu candidato a vice, Galba Novais (PRB), são acusados de abuso de poder econômico e de utilização indevida de meios de comunicação por supostamente terem fraudado pesquisa de intenção de votos publicada no jornal "Gazeta de Alagoas", de propriedade da família Collor.
A reportagem do G1 não conseguiu contato com o senador Fernando Collor de Mello. O advogado do jornal “A Gazeta de Alagoas”, Cláudio Vieira, afirmou que só vai se pronunciar sobre o caso quando o veículo for intimado. Segundo ele, o jornal já recebeu um pedido da Justiça Eleitoral de informações sobre a metodologia da pesquisa.
Para a Procuradoria Eleitoral, as pesquisas influenciam o processo eleitoral e o financiamento de campanha. Se condenados, Collor e o vice podem ter o registro de candidatura cassados e ficar inelegíveis por oito anos.
A disparidade entre os resultados da pesquisa do jornal “Gazeta de Alagoas” e do instituto Ibope teria chamado a atenção para a suspeita de que o Gazeta Pesquisa (Gape), instituto ligado ao jornal, não tenha representado fielmente o eleitorado do estado, segundo avaliou a procuradoria.
Depois de examinados os 1.055 formulários preenchidos pelo Gape com o resultado das entrevistas, foi constatada, de acordo com a procuradoria, a existência de fraude para beneficiar o candidato Fernando Collor de Melo, sócio da empresa Gazeta de Alagoas Ltda, responsável pelo Jornal Gazeta de Alagoas e pelo Gape.
A pesquisa Gape/Gazeta do dia 24 de agosto apontou que 38% dos eleitores votariam em Fernando Collor, 23% em Ronaldo Lessa (PDT) e 16% em Teotonio Vilela (PSDB). Já a pesquisa Ibope, divulgada no mesmo dia, mostrou que o candidato Ronaldo Lessa teria a preferência de 29% do eleitorado, Fernando Collor, 28% e Teotônio Vilela Filho, 24%.
O procurador eleitoral Rodrigo Tenório afirma na denúncia que há indícios de aumento na representatividade da parcela da população que ganha até um salário mínimo.
“Inflando a representatividade da população em pauta no universo pesquisado, a Gazeta/Gape deturpou o resultado da pesquisa, fazendo com que o candidato Fernando Collor, sócio quotista da empresa que controla o Jornal Gazeta de Alagoas, fosse privilegiado", afirmou o procurador na ação.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

27/09/2010 - 17:52 | Thaís Romanelli | Redação

Preço de combustíveis aumenta até 18% em Cuba

O ministério das Finanças e Preços de Cuba decretou uma alta imediata nos preços dos combustíveis de até 18% para a gasolina e 15% para o diesel. As informações são de um aviso oficial publicado nesta segunda-feira (27/9) no jornal cubano Granma, que atribuiu a medida à instabilidade dos preços internacionais do petróleo.

“O preço médio internacional do petróleo ao longo deste ano é de mais de 25% até o ano de 2009, o que afeta a nossa economia", disse o comunicado.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas tomadas pelo presidente Raúl Castro desde agosto para reorganizar a economia cubana, apresentadas como uma "atualização do modelo".

A gasolina normal passou de 1 peso conversível (1,08 dólar) para 1,10 peso conversível (1,18 dólar) o litro. A gasolina mais cara, chamada de alta octanagem, passou para 1,60 peso conversível (1,70 dólar).

Minoria

De acordo com o website cubano CubaDebate, a medida afeta pouca parcela da população que têm carros particulares, já que em Cuba a maioria das pessoas utiliza os transportes públicos - que pertencem aos Estado e com isso têm uma cota de combustível predeterminada-  para se locomover. Entre os mais prejudicados estão os taxistas, que compram gasolina, mas até agora não estão autorizados a reajustar tarifas. Em agosto, o governo cubano voltou a emitir licenças para taxistas particulares.

O governo cubano manteve os preços dos combustíveis estáveis até 2008, quando aumentou o valor em 60% para acompanhar a valorização do petróleo no cenário internacional. Em dezembro do mesmo ano, porém, os preços foram reduzidos de volta em até 28%.

De acordo com dados oficiais do governo, Cuba consome cerca de 160 mil barris de derivados de petróleo por dia. Destes, mais da metade é importado da Venezuela, país com o qual a ilha mantêm acordos que visam prezam por condições preferenciais de financiamento.


Siga o Opera Mundi no Twitter 

Fluminense quer aproveitar adversários mais 'fracos' para se manter líder

Marlos Bittencourt
No Rio de Janeiro
Nas duas próximas rodadas, o Fluminense enfrentará dois adversários considerados fracos pelas situações de ambos na tabela do Brasileiro: Avaí, 15º colocado, com 28 pontos, e o lanterna Grêmio Prudente na sequência. Este seria o momento para os tricolores, com 48 pontos, se consolidarem liderança da competição. Para Júlio Cesar, catarinenses e paulistas serão adversários complicados, mas o time não pode desperdiçar a chance de abrir vantagem.
“Não são adversários fracos, mas na condição em que se encontram neste momento no Campeonato Brasileiro podemos tirar proveito disso. Temos de tentar conquistar as vitórias para subir mais na tabela”, analisou o lateral-esquerdo.
O Corinthians, vice-líder da competição, com 47 pontos e um jogo a menos, vem na cola do Fluminense. Os paulistas enfrentarão o Botafogo, quinto colocado, no Pacaembu, nesta quarta-feira, pela 26ª rodada da competição. Para Júlio Cesar, esta seria uma oportunidade boa para a equipe das Laranjeiras decolar, já que o Alvinegro, em tese, seria um adversário mais difícil para o Corinthians. Mas ele diz que não pode depender apenas da derrota do rival.
“Nós temos de vencer e não podemos ficar pensando no Corinthians, se vai ganhar ou perder. Os nossos jogos são tão importantes quanto os deles. Temos de pensar mais na gente e nos concentrarmos nos nossos adversários para conquistarmos o título brasileiro”, disse Júlio Cesar.
A vitória por 2 a 1 sobre o Rubro-Negro baiano, no Barradão, e a derrota por 3 a 2 do Corinthians para o Internacional, no Beira-Rio, deu certa vantagem para o Fluminense. Júlio Cesar lembrou que os outros clubes estão se aproximando do G-3, mas o time, contra o Vitória, atuou bem e quase não errou, ao contrário de partidas recentes.
“Nesta reta final todas as partidas serão decisões para a gente. Estamos com um ponto de vantagem sobre o Corinthians porque vencemos o Vitória (2 a 1), mas os outros clubes estão encostando. Não podemos errar mais na competição como erramos em outras partidas”, encerrou o lateral.